terça-feira, 30 de agosto de 2011

Instrumentos de sucatas

Estou dando aulas de Educação Musical e como na escola ainda não tem uma bandinha ritmica,verifiquei que para dar varias atividades de jogos musicais precisaria de alguns instrumentos de percussão.Por isso busquei ajuda aqui na net e como tem ajuda!!! E fiz alguns instrumentos de sucata, o interessante seria fazer juntamente com os alunos,porem temos somente uma aula por semana (pouco!!)Não daria para desenvolver tal atividade.

O ideal seria um projeto ,(se Deus permitir que eu fique nesse colegio no proximo ano),onde alem de trabalhar criatividade dos alunos tambem a concientização da reciclagem,que eu acho fundamental mostrar para nossos pequenos,como um simples rolo de papelão se transforma num instrumento musical ,de som agradavel....como o pau de chuva.Um instrumento percussão que nos permite ter o som da chuva!!!
Peguei no tube um video ensinando passo a passo (sensacional)



Eu obviamente que improvisei algumas coisa rss,mas o meu saiu assim...
Enfeitei com EVA de estrelinhas...

Fiz tambem alguns chocalhos com latinhas de Nescau,pote de batata e de extrato ,cada um tem um som diferente(grave e agudo),depende do que se coloca dentro dos chocalhos.

Um guizo com arame e lacre de latinha de refri, EVA para segurar (se não pode  machucar  mãozinhas.)












Varios reco-reco com conduite e palito de sorvete

 Uma clava ,feito de pau de vassoura,serra ,lixa ,tinta e pincel.
Aproveitei e forrei uma caixa com EVA para guardar os instrumentos pequenos...


Vale dizer que esse espaços na net, tambem me ajudaram muito 
Portal do Professor ,Espaço Educar  entre outros tantos...

Tudo vale a pena ,pra depois , receber dos aluninhos um sorriso de satisfação e chuva de  perguntas de como fez,como sai o som ,quero esse,quero aquele ,etc.
Por isso que amo o que faço!!!


23 comentários:

  1. Dizer o quê? Isto é arte, dom de Deus. Não te falei que basta olhar que a ideia sai de dentro. Vc tb é artista amiga. Solta a frangaaaaaaa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga estou em falta por aqui né, mas já conferi as postagem que perdi.
    Linda a turminha das abelhinhas. Como é gostoso poder fazer parte da educação dessas crianças não é mesmo?
    Uma vez realizei um trabalho com crianças do pré com musicalização também eu amei improvisar os instrumentos. Usei pauzinhos de madeira, caixas de ovos, lixas de pintura e outros materiais.
    Foi muito legal.
    Depois posta um vídeo pra gente conferir como ficou?

    Beijos
    http://ursulinodecor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. ADOREI AS DICAS
    Não sei se tenho este direito, mas vou pedir mesmo assim ou deixar como sugestão: Você poderia nos dar o passo a passo de alguns destes instrumentos, não vi o vídeo, nele mostra todos os instrumentos?
    Estou trabalhando com os alunos do sexto ano LUZ E SOMBRA iremos montar uma peça com alguns temas e utilizar luz e sombra se tiver alguma idéia de como fazer aceito sugestões.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Elisana, é tão meigo seu trabalho, maravilhoso.....boa semana a vc.......bjks....Gil

    ResponderExcluir
  5. Oi Elisana,
    Parabéns pelo seu trabalho! Que coisa linda!!! Se eu tivesse encontrado alguém com a sua dedicação na minha infância, provavelmente tocaria algo além de campainha.
    Com certeza o seu entusiasmo e dedicção renderão bons frutos.
    Cheguei até o seu blog por acaso, e estou gostando muito. Estou seguindo vc. Vou ficar muito feliz se vc me visitar e tb me seguir.
    Beijos 1000 e uma 4ª-feira maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Elisana,
    Obrigada por ter retribuído a visitinha. Adorei! É sempre bom ganhar uma nova amiga.
    Beijos 1000 e um ótimo meio de semana para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  7. Muito bom mesmo, e fica super lúdico.

    Bjks.

    ResponderExcluir
  8. Amei sua criatividade e quem vai gostar muito é m inha cunhada que é musicaterapeuta, tá bacana.
    Passa lá que tem novidades.


    Boia quinta


    Bjs cristalinos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Elis!
    Boa sorte no concurso, amada!
    Um final de semana abençoado pra você.
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o seu trabalho.
    Já tive creche e as professoras sempre inventavam algumas coisas assim.

    Amei.

    Beijos

    Bernadete
    http://www.detemiranda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Elisana, que bacana, além de ensinar algo novo para as crianças ainda educamos em relação à sustentabilidade. Parabéns.

    Beijos,

    Cris Turek

    ResponderExcluir
  12. Olá!! Vim retribuir o comentário em meu blog e me apaixonei pelo seu!!!! Acho que ainda não conhecia!!! Adorei os instrumentos confeccionados!!! Os meus também são!! Não tenho nada comprado de bandinha, afinal, quase nenhuma escola tem! Parabéns pelo blog!!!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Elisana, você me convidou então vim conhecer o seu espaço. Que lindo!! E quão importante é ensinar as crianças a reciclar. Fazer com que reaproveitem materiais, artisticamente, é a melhor forma de conscientização. Parabéns pelo seu trabalho, continue assim!

    Beijos, Hosamis (do blog umasementepordia).

    ResponderExcluir