domingo, 30 de janeiro de 2011

Consumismo

Por que será que as pessoas vivem num consumo exagerado . O fato de estar triste  é motivo de ir numa loja e gastar horrores em roupas, sapatos, objetos que as vezes nem vai ser utilizado, mas a compra leva a satisfação de algo de dentro da alma que por instante tira o vazio que esta corroendo. Qualquer motivo é sempre uma festa para ir as compras, mesmo que o guarda roupa já esteja a ponto de sair tudo pela fechadura .Em tal circunstância do nosso planeta seria bom repensar essa pratica.
O consumismo é o ato de consumir (comprar) produtos de forma exagerada. As pessoas consumistas adquirem produtos (roupas, produtos eletrônicos, jóias, carros, imóveis) sem ter a necessidade destes. O consumismo é típico das sociedades capitalistas e é estimulado pelas campanhas publicitárias vinculadas, principalmente na TV, cinema e meios de comunicação (revistas, jornais, rádios). 

Que tal uma boa faxina no guarda roupa antes das comprar ,fazer doações a quem precisa, faz um bem enorme a alma. Ou quem sabe, dar uma customização naquelas blusinhas  que já estavam esquecidas no canto do armário. Existem formas de mexer com a roupa e transformar geral ,mesmo que você não seja experta em costura. No mercado já existem colas que podem ser aderidas ao tecidos ,ou então existe uma película fácil  de usar que se cria  apliques com tecidos diversos. Na web existe muitas dicas legais de customização.

Já postei idéias de customização aqui ,vale a pena dar uma espiadinha.


Passo a passo de apliquée com Entretela




Algumas dicas:
- Se você está triste por algo que lhe aconteceu, comprar alguma coisa que lhe faça feliz é importante, pois funciona como compensação emocional e ação ante depressão.
- Observe suas tendências em relação à compulsão por comprar coisas até desnecessárias e peça ajuda caso perceba que ela já está fora de seu controle.
- Observe a utilidade do que você está comprando, caso contrário você será mais uma a contribuir com o lixo planetário.
- Busque desenvolver atividades que a levem a desenvolver o gosto pelo autoconhecimento e pelo seu crescimento tornando-a uma mulher mais profunda e menos externa.
- Não permita que você mulher seja alvo das estratégias do mercado consumista
- Nós não precisamos de muitas coisas para sermos felizes, apenas necessitamos daquelas que nos são essenciais.


2 comentários:

  1. Mas é claro que te farei feliz! :D
    Sempre que estiver ao meu alcance miga...
    bj

    ResponderExcluir
  2. Elisana,
    Mesmo sendo nova, participe sim do sorteio da almofada Joana Banana Design no blog Casa com Açúcar.
    Essa é a nossa forma de te dar boas vindas!

    Um abraço,

    Joana
    www.joanabananadesign.blogspot.com

    ResponderExcluir